Litoral Nordestino – Bahia

Bahia
Como se não bastasse, Itacaré é conhecido como um dos principais picos de surf do litoral nordestino e tem ondas que chegam a três metros em quase todas as praias da cidade, como a Tiririca, Havaizinho e Itacarezinho. Além de água salgada, Itacaré tem rios e cachoeiras, cercadas de Mata Atlântica. A rede hoteleira é famosa por seus bons resorts e pousadas confortáveis.

A única maneira de chegar a Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, é por catamarã ou aero-táxi. O pequeno pedaço do paraíso tem apenas quatro praias sem nome, chamadas pela ordem numérica: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta. As únicas duas ruas principais são de areia e o tráfego de carros é proibido, onde apenas tratores devidamente autorizados fazem o trajeto dos turistas aos pontos turísticos e pousadas mais distantes.

Trancoso é sinônimo de paz e beleza. Apesar de contar com uma boate que faz a noite dos jovens turistas, o pequeno vilarejo tem nas praias a principal atração. A Praia do Rio Verde é conhecida por unir amigavelmente hippies e modernos, enquanto que a Praia dos Nativos serve de ponto de partida das excursões e é a que tem melhor estrutura de barracas e restaurantes.

A Ilha de Boiopeba fica na Costa do Dendê e é vizinha de fundos de Morro de São Paulo. Para chegar à ilha, só pelo mar. Barcos e lanchas partem de Morro. O Oceano Atlântico de um lado e o rio do Inferno do outro é o que torna Boipeba deslumbrante. A praia mais bonita – se é que é possível classificar – é Moreré, em que piscinas naturais são formadas devido aos recifes de corais, tornando o lugar propício à prática de mergulho.

Também chamada de ‘Polinésia Baiana’, por suas águas transparentes e beleza estonteante, Maraú, no sul da Bahia, ainda é pouco explorada pelo turismo, tornando desertas as praias o ano inteiro. Barra Grande é a maior vila da região e serve de base para pousadas e restaurantes. Não deixe de conhecer a praia de Taipu de Fora: indescritível.

As dunas recobrem Imbassaí transformando a cidadezinha, ao norte da Bahia, em recanto de paz e tranquilidade. O rio que dá nome à cidade corre por detrás dos montes de areia, e divide o mar da água doce. Os riachos formam uma barreira que naturalmente evita o acesso à praia por outros meios que não a pé ou à canoa. Vale a pena conhecer a Praia do Forte, a 14km de Imbassaí.

Capital da Costa do Cacau, Ilhéus tem o litoral mais extenso da Bahia e é point de surfistas. O paraíso que serviu de inspiração para as obras de Jorge Amado faz jus às homenagens. Passeios ecológicos exploram os rios da cidade, além das praias, manguezais e cachoeiras.

 

 

Comentários