Litoral Nordestino – Ceará

Ceará:

Bastaria apenas uma tarde para conhecer Canoa Quebrada, mas o visual das falésias de frente para um mar repleto de jangadas brancas forma um cenário estonteante e convidativo. Apreciar o lugar já vale a viagem, entretanto passeios de bugue e de jangada são os preferidos para explorar a cidadezinha, rodeada de praias desertas, falésias, lagoas e dunas.

Chegar lá não é fácil, mas não há quem diga que não vale a pena. A encantadora Jericoacoara reserva cenários incríveis, como as dunas de onde se avista o mais belo pôr-do-sol do Nordeste e onde o sandboard é praticado. Os ventos fortes e águas calmas favorecem o windsurf. A principal surpresa do Município de Beberibe é a praia de Morro Branco, que já foi considerada a mais bonita do mundo. Os labirintos de falésias próximos ao mar explicam a eleição. Passear de buggy é a atração preferida dos visitantes, que conta ainda com uma parada para conhecer os produtores das garrafas de areia colorida, símbolo do lugar.

Que o cenário do litoral do Ceará é composto, em sua maioria, por dunas, isso todo mundo sabe, e em Cumbuco não seria diferente. Conhecer a cidade é diversão na certa, já que a Lagoa do Banana reúne bons esportes aquáticos, como banana-boats, jet-skis, lanchas e caiaques, além, é claro, do famoso esquibunda, que parte da duna que rodeia a lagoa até dentro d´água. Em Mundaú o turismo não é muito explorado, a população vive ainda da pesca e do artesanato das mulheres rendeiras. Por isso, vale a dica de conhecer logo a praia, no Município de Trairi, a 150km de Fortaleza. O mais belo é admirar o encontro do Rio Mundaú com o Oceano Atlântico.

 

 

Comentários